O Centro Espírita Deus, Luz e Verdade, sediado à Rua Laura Costa, nº 198 – Vila Laura, é uma Entidade Assistencial sem fins lucrativos, considerada de Utilidade Pública e estando registrada na Coordenação de Assistência Social da SETRABES.

O Centro iniciou suas atividades em 17 de maio de 1967, e durante todos estes anos de labor espírita, vem propondo a iluminação das consciências através do estudo, da vivência dos postulados do Espiritismo e da moral evangélica-cristã, além de minimizar, com a promoção da assistência social, os efeitos das diversas carências materiais e existenciais das pessoas que o procuram.

Podemos dizer que o marco inicial da existência desta Seara se deu no dia 17 de maio de 1967. Decorre daí, a comemoração que ocorre anualmente em 17 de maio, data que corresponde, também, ao aniversário de nascimento e da desencarnação de Jerônimo de Albuquerque, o Irmão Jerônimo, Mentor da Casa.

A oficialização do Centro como Instituição jurídica sem fins lucrativos, deu-se em 2 de março de 1970, conforme consta na Ata de Fundação e, posteriormente, registrada no Cartório de Títulos e Documentos de Pessoa Jurídica da Cidade do Salvador.

O início das atividades aconteceu na residência da Sra. Bernadete de Oliveira Santana. Em 1971 passou a funcionar, em uma casa, alugada no bairro de Luiz Anselmo, Salvador-Ba. Em 1980, com muito sacrifício, foi construída a sua sede própria localizado à Rua Arthur D’Almeida Couto no 49, Ladeira da Vila Laura – Matatu, ficando até 30 de novembro de 2006.

No decorrer dos seus vinte e nove anos, o espaço físico não comportava a quantidade de pessoas assistidas, surgindo assim, a necessidade de ampliação de um novo espaço. Como a atual sede não comportava uma ampliação, partiu-se para aquisição de um terreno para a construção de uma nova sede. Foram nove anos de batalha. E, em 1o de dezembro de 2006, houve a mudança para a Rua Laura Costa, 198, Três Marias – Quadra “D”, Lotes 1 e 2 -Vila Laura, CEP: 40270-620 – Salvador-Ba, onde a Instituição ampliou as suas atividades espirituais e sociais, trazendo mais conforto para os seus assistidos.