O Centro Espírita Deus, Luz e Verdade, sediado à Rua Laura Costa, nº 198 – Vila Laura, é uma Entidade Assistencial sem fins lucrativos, considerada de Utilidade Pública e estando registrada na Coordenação de Assistência Social da SETRABES.

O Centro iniciou suas atividades em 17 de maio de 1967, e durante todos estes anos de labor espírita, vem propondo a iluminação das consciências através do estudo, da vivência dos postulados do Espiritismo e da moral evangélica-cristã, além de minimizar, com a promoção da assistência social, os efeitos das diversas carências materiais e existenciais das pessoas que o procuram.

Podemos dizer que o marco inicial da existência desta Seara se deu no dia 17 de maio de 1967. Decorre daí, a comemoração que ocorre anualmente em 17 de maio, data que corresponde, também, ao aniversário de nascimento e da desencarnação de Jerônimo de Albuquerque, o Irmão Jerônimo, Mentor da Casa.

A oficialização do Centro como Instituição jurídica sem fins lucrativos, deu-se em 2 de março de 1970, conforme consta na Ata de Fundação e, posteriormente, registrada no Cartório de Títulos e Documentos de Pessoa Jurídica da Cidade do Salvador.

O início das atividades aconteceu na residência da Sra. Bernadete de Oliveira Santana. Em 1971 passou a funcionar, em uma casa, alugada no bairro de Luiz Anselmo, Salvador-Ba. Em 1980, com muito sacrifício, foi construída a sua sede própria localizado à Rua Arthur D’Almeida Couto no 49, Ladeira da Vila Laura – Matatu, ficando até 30 de novembro de 2006.

No decorrer dos seus vinte e nove anos, o espaço físico não comportava a quantidade de pessoas assistidas, surgindo assim, a necessidade de ampliação de um novo espaço. Como a atual sede não comportava uma ampliação, partiu-se para aquisição de um terreno para a construção de uma nova sede. Foram nove anos de batalha. E, em 1o de dezembro de 2006, houve a mudança para a Rua Laura Costa, 198, Três Marias – Quadra “D”, Lotes 1 e 2 -Vila Laura, CEP: 40270-620 – Salvador-Ba, onde a Instituição ampliou as suas atividades espirituais e sociais, trazendo mais conforto para os seus assistidos.

 

A FUNDADORA – IRMÃ BERNADETE

A Sra. Bernadete de Oliveira Santana, presidente vitalícia e mentora espiritual encarnada, escolhida pela equipe espiritual para esta tarefa, é uma sergipana que desde cedo já conversava com os espíritos, mas só ao radicar-se em Salvador-Ba. é que decidiu atender ao apelo de seus mentores espirituais. Desde então, ela tem-se feito instrumento dos amigos invisíveis, que a partir de 1984 ditaram à psicografia de Bernadete 13 livros de mensagens fortemente calcadas nos ensinamentos de Jesus, que têm servido ao esclarecimento e a melhoria espiritual de quantos buscam o Centro, encontrando ali um verdadeiro “porto seguro”. O nome do centro foi escolhido pelo Mentor espiritual.

O nome do centro foi escolhido pelo Mentor espiritual. Tem como Missão: Iluminar Consciências através da promoção do estudo, da prática e da difusão do Espiritismo, com base nas obras de Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus. E como Visão: Ser uma organização de referência na Iluminação das Consciências.

O início das atividades aconteceu na residência da Sra. Bernadete de Oliveira Santana. Em 1971 passou a funcionar, em uma casa, alugada no bairro de Luiz Anselmo, Salvador-BA. Em 1980, com muito sacrifício, foi construída a sua sede própria localizado à Rua Arthur D’Almeida Couto no 49, Ladeira da Vila Laura, Matatu, ficando até 30 de novembro de 2006.

No decorrer dos seus vinte e nove anos, o espaço físico não comportava a quantidade de pessoas assistidas, surgindo assim, a necessidade de ampliação de um novo espaço. Como a atual sede não comportava uma ampliação, partiu-se para aquisição de um terreno para a construção de uma nova sede. Foram nove anos de batalha. E, em 1o de dezembro de 2006, houve a mudança para a Rua Laura Costa, 198, Três Marias – Quadra “D”, Lotes 1 e 2 -Vila Laura, CEP: 40270-620 – Salvador-BA, onde a Instituição ampliou as suas atividades espirituais e sociais, trazendo mais conforto para os seus assistidos.

O primeiro Estatuto do Centro Espírita Deus, Luz e Verdade foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 5 (cinco) de setembro de 1973, página 20 (vinte); e registrado em Cartório de Títulos e Documentos das Pessoas Jurídicas sob número 2.819 do livro A-28 de 21 de setembro de 1973. Atualizado em 26 de setembro de 2000 com publicação no Diário Oficial e Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Pessoa Jurídica.

O Estatuto desta Instituição tem como objetivos estabelecer diretrizes, esclarecer aos sócios e adequar às atividades de cada um dos membros da sua diretoria, setores e departamentos para que estas sejam, fielmente desenvolvidas; promover e incentivar a assistência espiritual, moral e material aos carentes que buscam a Casa; desenvolver, incentivar e apoiar iniciativas que busquem proporcionar à criança e ao jovem educação integral fundamentada na concepção espírita do homem; etc.